In theory there is no difference between theory and practice. In practice there is.

 

Yoggi Berra

Início
Ensino
Notícias
Solidariedade
Dados pessoais
Contacto
Links
 
 


quental@di.estv.ipv.pt

 
 
Última actualização:
Projectos/publicaçõesInteressesFamíliaLoucuras  
 


Doutorado em Ciências da Informação (especialidade de Sistemas e Tecnologias de Informação), mestrado (curricular) em Gestão da Informação,, Licenciado em Ciências da Informação, Licenciado em Engenharia Electrotécnica, possui Certificado de Qualificação de Formador pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores e Certificado de Aptidão Pedagógica e Profissional pelo IEFP, certificação pela Direcção Geral de Energia e Instituto das Comunicações de Portugal, certificação Switch Expert, Switch Instructor, Switch Specialist, Switch Professional, pela Alcatel Internacional. 

Lecciona na Escola Superior de Tecnologia de Viseu (Departamento de Informática), para além de participar em grupos de trabalho, tais como auditoria ao Plano Tecnológico da Educação, Relações Internacionais, Redes, Computação, Sistemas de Informação, desenvolvimento da plataforma wireless, coordenação e execução do projeto de Investigação e Desenvolvimento apresentado ao Programa Regional de Ações Inovadoras do Centro de Portugal, orientador de estágios em empresas, orientador de estágios de alunos estrangeiros (programa Erasmus), entre outros. Leccionou durante anos vários no Ensino Secundário (cursos tecnológicos de Informática) e Ensino Profissional (cursos de Informática / Gestão), tendo ocupado cargos como Director Pedagógico Adjunto, Coordenador de Curso, Coordenador e Acompanhante de Estágios, Director de Instalações, Delegado de Grupo. Formador da Formação Contínua de Professores

Fundou, criou e colaborou em empresas na área de Informática,  na área das fibras ópticas para iluminação, ar condicionado e Obras Públicas. Responsável pelo alvará de empresas de Obras Públicas. Responsável pela manutenção, a nível electrotécnico e informático, de várias empresas. Responsável pela criação e manutenção de páginas empresariais para a Web. Participou na elaboração e implementação de projectos inovadores na área do ensino, tais como o ensino de Matemática por computador, criação de BBS, rede de escolas na Internet, Bolsas de emprego na Internet. Autor de software, tanto ligado ao ensino, como ao meio empresarial. Realizou projectos vários na área da Engenharia Electrotécnica e Informática (Bibliotecas, blocos habitacionais e comerciais, instalações industriais, loteamentos, ...)

Citado em publicações::

- Francesco Buccafurri, Lidia Fotia and Gianluca Lax, "A privacy-preserving e-participation framework allowing citizen opinion analysis", International Journal of Electronic Government, Vol. 11, No. 3, 2015

- Fouad Shat, Elias Pimenidis, "Social Media and E-Voting – A Secure and Trusted Political Forum for Palestine", 11th International Conference, ICGS3 2017, London, UK, January 18-20, 2017, Proceedings
Global Security, Safety and Sustainability - The Security Challenges of the Connected World

- Maria João Silva Teixeira Guedes Mesquita, "b-Learning no Ensino Secundário Recorrente", Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação, Universidade de Aveiro, 2007. Orientador: Prof. Dr. Luis Borges Gouveia

- Rui Paulo Vieira da Costa Mesquita, "Ambiente de aprendizagem para o Ensino Secundário Recorrente", 2006. Dissertação de Mestrado em Educação Multimédia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Orientador: Prof. Dr. Costa Pereira e Prof. Dr. Eduardo Luis Cardoso

- Carmen Isabel Ferreira da Cunha Cruz e Sousa Reis Figueira, A Escola na Sociedade da Informação: blended learning - uma experiência no Ensino Secundário, 2004. Dissertação de Mestrado em Educação Multimédia, Faculdade de Ciências da Univ. Porto. Orientador: Prof. Doutor João Carlos de Matos Paiva

- Ana Catarina Antas Borralho, Qualidade do e-learning nas Instituições de Ensino Superior em Portugal, Dissertação de Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação, 2006. Univ. Técnica de Lisboa. Orientador: Doutor Pedro Teixeira Isaías

- Elisabete Vidal, Ensino à distância vs ensino tradicional. Universidade Fernando Pessoa

  • e-consultation as a tool for participation in teachers’ unions. Sistemas y Tecnologías de Información. Actas de la 11a Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de Información Gran Canaria, España, 15 a 18 de Junio de 2016
  • Model of Digital Mediation to support Communication between Teachers Unions and the Education Community. International Conference on Electronic Government and the Information Systems Perspective (EGOVIS 2014). Munich, German
  • Participação pública com recurso a meios digitais: será que os políticos utilizam novos meios com estratégias antigas? Alvaro, R. et al. (eds). (2014). Sistemas y Tecnologías de Información. Actas de la 9ª Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de Información. Barcelona, España. AISTI
  • Web platform for public e-participation management: a case study. International Journal of. Civic Engagement and Social Change (IJCESC). April-June 2014, Vol. 1, no 2, pp 1-22. ISSN: 2328-5494. DOI: 10.418/ijcesc.2014040101
  • Web platform for public e-participation management: a case study, International Journal of Civic Engagement and Social Change (IJCESC). 2013, Vol. 1, nº 1, pp 60-77. Doi: 10.4018/ijcesc.2014010105
  • Artigo “Evaluation of a mobile platform to support collaborative learning: case study”, Handbook of Research on Mobility and Computing: Evolving Technologies and Ubiquitous Impacts”, IGI-Global, 2011
    Disponível em http://www.igi-global.com/bookstore/chapter.aspx?titleid=50635
  • Reviewer para a IGI-Global de artigos como “Infrastructures for development of context-aware mobile applications” e  “Routing in Wireless Ad Hoc and Sensor Networks”, 2009.
    Disponivel em: http://www.igi-global.com/bookstore/titledetails.aspx?titleid=41891
  • Seminário “Avaliação de uma plataforma móvel de apoio ao ensino colaborativo: caso de estudo”, Universidade Fernando Pessoa , 2009
  • Seminário “O impacto dos dispositivos móveis no ensino”, Universidade Fernando Pessoa, 2008.
  • Uma Abordagem Alternativa para o Armazenamento Electrónico de Dados: o Papel da Norma XML. 3ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação. Universidade de Coimbra. 2002.
  • Armazenamento Electrónico de Dados: o papel da norma XML. Semana da Ciência e da Tecnologia. Escola Superior de Tecnologia, Instituto Politécnico da Guarda. 2002.
  • Gestão de Bases de Dados em SQL/Informix, sobre Xenix 5
  • Modelização /CAD (efeito das correntes induzidas, efeito pelicular e histerese em máquinas eléctricas, transformadores e linhas de transporte de energia)
  • Informação e Sociedade: 
    Educação à Distância
  • Information Management: 
    Strategic Planning through Information Strategy
  • Metodologias de Investigação: 
    A Escola no século XXI
  • Inovação nos serviços e na Administração Pública
  • Produtos e Serviços de Informação:
    Necessidades e Recursos de Informação (Região de Viseu)
  • Aproveitamento Hidroeléctrico de Crestuma-Lever (estudo in loco)
  • Sistema de Informação para a Indústria
  • Recuperação de Informação:

  • Gestão e Organização de Informação na Internet: World Wide Web - Serviços de navegação

  • Browsers e Servidores Web: Estudo comparativo
  • O Vinho do Dão: internacionalização
  • Elaboração de alguns manuais para os cursos técnicos / tecnológicos / profissionais de Informática
    • Algoritmia e Programação em Pascal para a disciplina de Técnicas de Linguagens de Programação
    • Análise de sistemas informáticos para a disciplina de Aplicações Informáticas
    • Programação em Dbase
    • Programação em Clipper para a disciplina de Estrutura, Organização e Tratamento de Dados
  • Tarifas e Controle de Energia Eléctrica