Comparação de servidores:

Novell Web Server

Luckman's Web Commander

 

Com tantos servidores disponíveis, é difícil saber qual será o melhor para as nossas tarefas.

   

o10d1b1a.gif (8567 bytes)

Há alguns anos (quando o Mosaic ainda era o browser que liderava), se quiséssemos escolher um servidor Web, as escolhas estavam limitadas a servidores que funcionavam em sistemas Unix. Havia o servidor Apache, o servidor CERN e o NCSA - todos grátis - que estavam (e ainda estão) disponíveis para a maioria dos sistemas Unix. Contudo, para sistemas diferentes do Unix, não havia opção.
Hoje, existem dezenas de servidores para múltiplas plataformas. Uns são oferecidos, outros pagos.
A Netscape está a introduzir no mercado servidores para Windows NT; a Novell e a Microsoft estão a oferecer servidores com os seus sistemas operativos, Novell NetWare 4.11 e Windows NT 4.0. Com tantas hipóteses de escolha, torna-se difícil saber qual o servidor correcto.

o10d1b1aa.gif (5188 bytes)

o10d1b1b.gif (10329 bytes)

Os Servidores de aplicações possibilitam o desenvolvimento e distribuição de aplicações para a Web cada vez mais complexas.
Os requisitos para o desenvolvimento de sites da Web cresceram consideravelmente em termos de complexidade nos últimos anos. Longe vão os tempos em que o desenvolvimento de sites para a Web não implicavam mais do que a simples criação de ficheiros HTML e scripts CGI simples. Hoje, a Web transformou-se na interface de utilizador preferida para a criação de novos tipos de aplicações. Por esse motivo, os programadores para a Web têm que lidar com muitos dos mesmos requisitos e problemas associados com o desenvolvimento de aplicações tradicionais.
Muitos dos problemas com que os actuais sites da Web se deparam não têm nada a ver com o desenvolvimento, mas sim com a distribuição. O desafio da criação de sites para a Web com fiabilidade, escalabilidade, estabilidade, e facilidade de manutenção só agora está a ser contemplado. À medida que os sites da Web começam a gerir cada vez mais aplicações de gestão críticas, os problemas de gestão e operação de sistemas associados ao desenvolvimento para a Web tornam-se cruciais.
Surgiu um novo modelo para o desenvolvimento para a Web que contempla estes problemas de desenvolvimento e distribuição.

o10d1b1c.gif (11273 bytes)

o10d1b1d.gif (16934 bytes)

Os servidores de aplicações para a Web foram popularizados por produtos tais como o Netscape Application Server (ex Kiva Server) 2.1 e o NetDynamics 4.0. Chamam-se servidores de aplicações pois representam um claro nível de separação entre o servidor da Web e as camadas de acesso aos dados. Tal como mostra o diagrama "O Modelo de Servidor de Aplicação", os sites da Web criados através do modelo de servidor de aplicação consistem de pelo menos três camadas de suporte: a camada do servidor da Web, a camada do servidor de aplicações, e a camada de dados. Neste modelo, quase toda a lógica da aplicação está na camada intermédia, com os servidores de aplicações a gerirem todas as funções de manipulação de dados e funções de criação de páginas HTML.
Para pequenas aplicações de trabalho em grupo, as funções de criação de scripts para a Web tais como a Active Server Pages (ASP) da Microsoft e o JavaScript para servidor da Netscape podem ser menos dispendiosos e mais fáceis de implementar.
Mas a abordagem do servidor de aplicações oferece muitas vantagens inerentes, particularmente para aplicações que com o tempo crescerão em complexidade de lógica ou no número de utilizadores. Particularmente, a abordagem do servidor de aplicações oferece estas vantagens:  
  Ambientes de desenvolvimento de aplicações sofisticados. Embora sejam bastante diferentes, quer o NetDynamics, quer o Netscape Application Builder (NAB), a componente de desenvolvimento do NAS, proporcionam ambientes de desenvolvimento especialmente concebidos para aplicações Web.
Arquitecturas de distribuição escalonáveis. Ambos os produtos proporcionam meios para distribuir aplicações de um modo escalonável para acomodar as crescentes exigências dos utilizadores ao longo do tempo.  
  Integração com fontes de dados legadas. Muitas aplicações para a web necessitam de interagir com os sistemas de gestão existentes, quer sejam sistemas financeiros baseados no SAP R/3 ou PeopleSoft ou monitores de TP, tais como o Tuxedo da BEA. Ambos os produtos estão aptos a fazer a integração com tais aplicações de modo que revelam as principais vantagens das suas arquitecturas de servidores de aplicações.
De seguida, analisaremos dois produtos e exploraremos a abordagem adoptada por cada um deles.
 
Novell Netware Web Server 3.0

A Novell está no negócio das redes desde 1983, e cerca de 55 milhões de pessoas em todo o mundo trabalham com redes Novell todos os dias.
A Novell é líder de mercado em ambientes operativos de rede. Parece razoável, por isso, afirmar que eles sabem o que estão a fazer quando se "viram" para as redes internas, e projectam a sua intranet Netware Web Server com todo este conhecimento.
Algumas das novas características que a Novell reclama para a sua Netware Web Server incluem:
  • A Cache do proxy permite a entrega de páginas HTML, 4 a 10 vezes mais rapidamente
  • Duplica o desempenho do Netware Web Server 2.5
  • Reduz em 60% o tráfico de rede
  • Suporte SSL 3.0
  • Suporte completo para aplicações Java
  • Suporta LDAP (Lightweight Directory Access Protocol)
  • Serviços Virtual Private Networking que funcionam sobre a Internet utilizando encriptação
  • Filtragem e tradução do endereço de rede IP ao nível do pacote para os sistemas que não usam proxy cache ou circuitos gateway
  • RAS para permitir acesso dial-up e dial-out a intranets
  • Motor de pesquisa rápida (Novell QuickFinder Web)
  • Serviços avançados de distribuição permitem combinar IPX e IP de forma segura
  • O NetWare Web Server faz parte da NetWare 4.11
  • Não existe documentação para o Web Server, mas existe ajuda on-line incluida no Novell Web Server Administrator.


Uma boa escolha para quem já utiliza a Netware

Luckman's Web Commander Pro


Antes de pensar no Web Commander Pro como qualquer outro Web Server, convém olhar para as características e preço:
$495 para a versão profissional e $99 para a versão base (que mesmo assim tem uma boa quantidade de características).
Enquanto a versão base do Web Commander foi projectada para pequenas e médias empresas, o Web Commander Profissional é capaz de cativar a atenção de grandes empresas com as suas muitas características:
  • Conectividade ODBC Ambiente de criação de applet's Java (via Jamba LE)
  • Secure Server-SHTTP, SSL, e encriptação RSA
  • Kit de desenvolvimento Java da Sun
  • Suporte Perl
  • Wizard's para registo de domínio
  • Motores de pesquisa: Excite para Windows NT, WAIS para Windows 95
  • Browsers Microsoft Internet Explorer e Enhanced Mosaic
  • SMTP mail server
  • Verificação automática de cartão de crédito
  • Editor HTML WYSIWYG (WebStudio)
  • Wizard's para criação de páginas Web
  • Image Map Editor (WebMap)
  • Streaming audio e video com o StreamWorks
  • Multi-Domain Server
  • Monitorização em tempo real
  • O Web Commander Pro está disponível para Microsoft Windows 95 e Windows NT. A única diferença entre os dois é que a versão NT corre como um serviço, enquanto que no Windows 95/98, só corre quando se executa o programa
  • O Web Commander Pro ocupa cerca de 50 MB para a instalação completa, que inclui dois browsers, WebMap, Web Charge, Jamba LE e software WebStudio, assim como servidores de Mail e sistema de ajuda.
  • Utilização muito simples, intuitiva, quase sem necessidade de ajuda
  • Muita documentação em papel, online e ficheiros Adobe PDF que cobre todos os assuntos, desde a instalação até múltiplos domínios
  • Guia excelente de Server Side Includes (SSI), Common Gateway Interface (CGI) e Information Server Application Program Interface (ISAPI)
  • Os apêndices também incluem alguns exemplos excelentes de scripts CGI e Perl.

Com o Web Commander é extremamente simples criar um site Web, já que inclui wizards para quase tudo, incluisive um Style Wizard, um DNS Wizard e um Wizard para páginas Web (totalmente separado do WebStudio) que permite criar homepages genéricas, pessoais, empresariais, formulários e bases de dados.

O Web Commander também inclui várias outros utilitários: A ferramenta WebMap permite criar mapas de imagem detalhados. O Excite para Servidores Web e Wide Area Information Server (WAIS) torna o site pesquisável, o que pode aumentar a sua utilização de forma considerável, se se tiver um site bastante grande.

Tal como o NetShow da Microsoft, Luckman inclui o StreamWorks Server que permite video e audio em tempo real sobre a Web, embora obrigue os utilizadores a utilizarem o StreamWorks (grátis) juntamente com o seu browser.

Surpresa! Todos são óptimos!

Os Servidores Web são um pouco como os sistemas operativos ... todos têm a sua própria opinião a respeito de qual é melhor.
Mas que servidor escolher?
Se nunca configurou um servidor ou desenvolveu uma página Web, e pretende colocar a sua empresa na Web (talvez com uma linha de 56K, um Pentium e algum software) e quer um pacote de software que faz tudo isso bem e de forma simples, então a escolha recai no Web Commander Pro.
Se, por outro lado, a sua empresa precisa de um servidor que tenha 1 000 000 de visitas por dia, e também quer um pacote completo de utilitários, e está a correr IRIX, então o Netscape's Enterprise Server é o que necessita.
Então e a Novell e a Microsoft?
A Microsoft tem um produto óptimo para quem possui o Windows NT. IIS está cheio de novas características e entre os editores HTML WYSIWYG, o FrontPage (o editor HTML do IIS) está entre os melhores. A Novell está, cada vez mais, a integrar o seu pacote IntranetWare, fazendo dele uma óptima escolha para quem já funciona com o sistema operativo Netware.
Qualquer dos servidores servirá as suas necessidades ... concerteza!