Informação e Sociedade: Educação à Distância

8. Potencial da Internet no Ensino:
impacto no processo de ensino-aprendizagem
 

A Internet, pela quantidade, amplitude e variedade de sites destinados aos jovens, pode vir a ser um excelente auxiliar de educação. É já um meio de ensino e a educação ganha imensas oportunidades. Oferece benefícios muito significativos para todos, alunos e pais, que podem recorrer aos "sites" da Internet para resolver o problema de distância e de falta de acesso.

Do mesmo modo, esta abordagem pode ser aplicada às necessidades normais da escolaridade, facultando a possibilidade de ir construindo uma biblioteca de informação e participação em projectos de grupo com outras escolas, mesmo noutros países. A internet, ao dar aos jovens a possibilidade de partilhar os seus mundos e experiências, constitui naturalmente uma oportunidade extremamente enriquecedora.

No nosso pais as escolas estão ainda muito mal equipadas, as entidades responsáveis tardam em aperceber-se da importância dos computadores e da Internet para as escolas. Além de outras iniciativas, o Ministério da Ciência equipou as Escolas com um computador ligado à Internet, mas isso é apenas a ponta do iceberg. Muito há a fazer. Cabe-nos chamar a atenção para o potencial da NET como instrumento de educação, lazer e comunicação. Há dois caminhos necessários a percorrer em simultaneidade:

-         trabalhar na expansão dos recursos informáticos na escola, criar, adequar, melhorar, modernizar as bibliotecas escolares, centros de recursos mediateca e outras unidades: é o nível institucional

-         transformação na organização das escolas , ao nível da evolução/formação nas práticas pedagógicas reforçando o papel dos professores que a cada dia estão mais solicitados para orientar, aconselhar e formar utilizadores de informação, funcionando como modelo comportamental de referência

O uso da Internet e, em especial da web, introduz um novo modo de lidar com a informação e com o conhecimento, criando formas alternativas de estudo e de pesquisa com impacto directo no processo de ensino aprendizagem. Alguns dos potenciais efeitos e práticas emergentes que a Internet proporciona:

-         acesso à informação é facilitado: criando o potencial de recolha de informação sobre um acontecimento independentemente da sua origem geográfica, e possibilitando múltiplos pontos de vista de um mesmo assunto

-         a quantidade de informação disponível sobre determinado tema é elevada: o tratamento da informação retirada da rede tem de obedecer a critérios bem definidos e restritos. Mesmo desta forma, a quantidade de informação é maior do que a humanamente assimilável

-         a qualidade e valor da informação disponível tem de ser avaliada: cabe ao utilizador efectuar a avaliação da informação a que acedeu, pois coexiste na rede informação boa e má como acontece em relação à rádio, à televisão, à imprensa, e a todos os outros media

-         a origem da informação é global: independentemente do local de acesso é possível obter informação em locais distintos, em diferentes línguas e inclusive, obter contactos e questionar pessoas responsáveis pela origem dessa informação

-         o conhecimento dos programas e conteúdos em universidades nacionais e estrangeiras está acessível a todos: introduz modelos de comparação mais alargados e também mais competitivos

-         permite o recurso a demonstrações de conceitos e serviços: mesmo a nível nacional já é possível discutir muitos temas de forma prática, consultando a informação, transferindo textos e software disponibilizados por outras instituições

-         faculta o acesso a textos e apresentações em formato electrónico: desta forma, a produção de textos pode ser facilitada ou mesmo verificarem-se com maior frequência situações de quebra de direitos de autor ou de reconstituição de um texto

-         acesso a informação diária: constituindo um desafio permanente de actualização e uma dificuldade de lidar com a "última palavra" sobre determinado assunto

-       acesso a listas de discussão temáticas: círculos de discussão onde se podem encontrar especialistas de todo o mundo que em conjunto discutem até à exaustão determinado tema; normalmente obtêm-se informações de grande qualidade e rigor técnico neste tipo de serviços.