ONDAS
ELECTROMAGNÉTICAS

James C. Maxwell (1831 - 1879)

 

O rádio e a televisão funcionam graças a ondas electromagnéticas. Numa estação de rádio, ou televisão, existem os transmissores e uma antena. A antena é um condutor de corrente eléctrica, cujos electrões executam um movimento vibratório, com determinada frequência. Esse movimento é produzido pelos circuitos dos transmissores. O movimento vibratório dos electrões cria as ondas electromagnéticas características daquela estação e que se propagam em todas as direcções do espaço.


No aparelho de rádio, ou televisão, também existem circuitos e uma antena. Na antena receptora os electrões também têm movimento vibratório, da mesma frequência que os electrões da antena transmissora. Esse movimento é produzido pelas ondas electromagnéticas captadas pela antena.


Os electrões da antena transmissora produzem a onda e esta faz os electrões da antena receptora vibrarem com a mesma frequência.
As ondas electromagnéticas são dois campos perpendiculares variáveis, um eléctrico e outro magnético, que se propagam. Essa propagação pode ocorrer no vácuo e em determinados materiais.


Como exemplo de ondas electromagnéticas, podemos citar as ondas de rádio, as ondas de televisão, as ondas luminosas, as microondas, os raios X e outras. Essas denominações são dadas de acordo com a fonte geradora dessas ondas e, em geral, correspondem a diferentes faixas de frequências.


No vácuo, todas as ondas electromagnéticas propagam-se com a velocidade de 300.000 km/s.  

 

1