Para saber mais…

Extra, extra, notícia revolucionária de última hora…

 

CIENTISTA DESCOBRE FORMA DE PRODUZIR

ENERGIA ELÉCTRICA

 

Poderia ser assim, o anúncio da descoberta do senhor Faraday.

Hoje, para nós, esta descoberta tem um significado incomensurável…alguma vez pensou em viver sem energia eléctrica????

 

Michael Faraday, nasceu no ano de 1791 em Newington, Surrey, Inglaterra. Foi um importante Físico e Químico. Contribuiu de forma decisiva para o aumento do conhecimento sobre o electromagnetismo.

Foi o primeiro a lançar a ideia da existência do campo eléctrico e cedo inventou o dínamo (um gerador eléctrico) após Ter descoberto a indução electromagnética. Morreria no ano de 1867.

 

Em 1831, enquanto procedia ás suas habituais experiências, Faraday fez uma das mais importantes descobertas no electromagnetismo. Hoje conhecemos essa descoberta como a Lei da Indução Electromegnéctica de Faraday, a qual expressa uma relação fundamental entre a tensão e o fluxo magnético num circuito.

 

A lei de estabelece que :

         Sempre que um condutor eléctrico é movimentado no seio de um campo magnético, ou sempre que o campo magnético perto de um condutor varia, uma tensão induzida surge aos terminais desse condutor eléctrico. Este fenómeno é designado por indução electromagnética.

 

Portanto, a lei de Faraday estabelece que se o fluxo que abraça uma espira de bobine variar(1), então nessa espira será induzida uma f.e.m. proporcional a taxa da variação do fluxo relativamente ao tempo. Na forma matemática podemos escrever que:

onde e é a f.e.m. induzida na espira em volts (V) e F B é o fluxo magnético abraçado pela espira em webers (Wb), o qual atendendo á sua definição física(2) é expresso matematicamente por:

pelo que podemos expressar a equação acima como sendo:

Click aqui para poder ver a variação da f.e.m. induzida em função das variações na amplitude da indução magnética, da área da espira e da taxa de variação do fluxo em ordem ao tempo.

 

 O sinal menos presente na equação estabelecida pela lei de Faraday resulta de uma outra lei de grande importância designada por lei de Lenz, a qual nos fornece o sentido da f.e.m. induzida.

 

 A lei de Faraday, como é obvio, pode ser estendida para o caso em que em vez de uma única espira se tem uma bobina com N espiras. Nestas circunstâncias, a lei de Faraday será expressa por:

 

 

A aplicação prática mais comum da Lei de Faraday reside na construção de geradores eléctricos que têm a missão de converter energia mecânica em energia eléctrica.

 

Podemos, através da figura ao lado, compreender a forma de funcionamento de um gerador eléctrico.

Repare-se que, neste exemplo de gerador temos um campo magnético fixo no tempo e no espaço, uma vez que é criado por um íman permanente.

A indução da f.e.m na espira ocorre devido á variação de fluxo que esta experimenta provocada pelo seu movimento no seio do campo magnético originado pelo íman.

 

Recorde-se que, no caso dos alternadores síncronos de grande potência, em que o induzido se situa no estator (fixo) e o indutor no rotor (com movimento), a variação de fluxo tem uma origem um pouco diferente.

Na realidade, o enrolamento indutor é alimentado com corrente contínua, originado um campo magnético fixo no tempo. No entanto, quando o rotor entra em movimento provoca uma variação no espaço do fluxo magnético indutor relativamente ás bobinas situadas no induzido o que, pela lei de Faraday conduz á indução de f.e.m.’s nessas bobinas.