Cláudia Seabra - Página Pessoal
 
 
 
Aulas:
Comportamento do Consumidor
 
  Comportamento do Consumidor - Turismo
Comentários/Sugestões
 
 
 

Disciplina: Comportamento do Consumidor
Curso: Turismo
Ano:

 
Sumário:
   
Programa
  I. O ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
  1. O princípio científico
  2. Teorias do comportamento do consumidor
  II. ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM A COMPRA
  1. Condicionantes Internos explicativos do comportamento do consumidor
  2. Condicionantes Externos explicativos do comportamento do consumidor
    III. O PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA
    IV. O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NOS SERVIÇOS
   
Objectivos
   
Metodologia Pedagógica
   
Avaliação
   
Bibliografia
   
 
 
Programa: Topo
   
I. O ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
     
1. O PRINCÍPIO CIENTÍFICO
  1.1. Referência histórica, a situação actual e considerações para o futuro
  1.2. Conceito de comportamento do consumidor
  1.3. Elemento principal: o consumidor
  1.4. Importância do comportamento do consumidor para o marketing
  1.4.1. Comportamento do consumidor e marketing
  1.4.2. Comportamento do consumidor e estratégia de empresa
  1.4.3. Comportamento do consumidor e segmentação
  1.4.4. Comportamento do consumidor e oportunidades de mercado
  1.4.5. Comportamento do consumidor e políticas de marketing
  1.5. O estudo das necessidades: conceito, estrutura e implicações para o marketing
     
2. TEORIAS DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
2.1. Teoria racional-económica
  2.2. Teoria psicanalítica
  2.3. Teoria da aprendizagem
      2.4. Teoria social
     
II. ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM A COMPRA
     
1. CONDICIONANTES INTERNOS EXPLICATIVOS DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
  1.1. Necessidades, motivações e desejos
  1.1.1. A carência
  1.1.2. A necessidade
  1.1.3. As motivações
  1.1.4. Os desejos
  1.2. A percepção
  1.2.1. Conceito, características e componentes
  1.2.2. O processo de percepção: selecção, organização e interpretação
  1.2.3. A percepção e o marketing: a percepção da marca, do preço e dos factores
  publicitários
  1.3. As atitudes
  1.3.1. Conceito e características
  1.3.2. Fontes e funções
  1.3.3. As mudanças de atitudes
  1.4. A aprendizagem
  1.4.1. Conceito e principais elementos
  1.5. A personalidade
  1.5.1. Conceito e características
  1.5.2. Influências da personalidade no comportamento do consumidor
     
2. CONDICIONANTES EXTERNOS EXPLICATIVOS DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
  2.1. A cultura
  2.1.1. Conceito, características e valores culturais
  2.1.2. Subcultura
  2.1.3. Importância para o marketing
  2.2. As classes sociais
  2.2.1. Conceito, características e critérios de classificação
  2.3. Os grupos sociais
  2.3.1. Conceito e sua classificação
  2.3.2. Grupos de pertença: a família
  2.3.3. Os grupos de referência
  2.3.3.1. Razões de influência do grupo de referência
  2.3.3.2. Os líderes de opinião
2.3.4. Funções dos grupos sociais
2.4. Factores demográficos e económicos
2.4.1. Factores demográficos
2.4.1.1. Aumento da população
2.4.1.2. Alterações estruturais da população
2.4.2. Factores económicos
     
III. O PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA
     
    1. Reconhecimento do problema
    2. Procura de Informação: tipos e fontes de informação
    3. Avaliação e Selecção das Alternativas
    4. Selecção do estabelecimento de compra
     
IV. O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NOS SERVIÇOS
    1. A natureza do consumo dos serviços
    2. As necessidades e expectativas do consumidor nos serviços
    3. A forma como os consumidores avaliam as performances dos serviços
    4. Respostas estratégicas à intangibilidade dos serviços
    5. O processo de compra dos serviços
    6. Avaliação da oferta dos serviços
     
 
Objectivos: Topo
 
  A compreensão do mercado actual transcende o estudo do processo económico de produção e distribuição de um produto ou serviço. Nas últimas décadas, o consumidor adquiriu um papel relevante no estudo do mercado, sendo fundamental analisar o comportamento do ser humano antes, durante e após a aquisição de um produto ou serviço turístico.
   
  Assim, esta disciplina apresenta como principais objectivos:
   
 
Compreender e interpretar tendências sociológicas e psicológicas associadas
 
ao consumo na actividade turística;
     
 
Conhecer e explicar todos os elementos (internos e externos) que motivam o
    o consumidor, distinguindo a forma como esses elementos actuam no mercado;
     
 
Adquirir competências básicas na área do comportamento do consumido em
    em turismo;
   
 
Relacionar conhecimentos da área do comportamento do consumidor (teorias e
    princípios) com as perspectivas de gestão orientadas ao mercado turístico.
 
 
Metodologia Pedagógica: Topo
   
A metodologia a seguir assentará na:
-
leccionação de aulas teóricas;
-
leccionação de aulas práticas;
 
 
Avaliação: Topo
 
Participação e assiduidade - 25% (será passada uma folha de presenças em
  todas as aulas e serão tidos em conta, para além da participação, todos os
  trabalhos práticos efectuados no decorrer dos períodos lectivos).
 
Prova de frequência ou exame - 75 %.
 
  Os alunos terão que obter na participação nas aulas uma nota mínima de 10 valores para poderem submeter-se à avaliação por frequência, caso contrário, apenas poderão fazer a cadeira por exame.
 
Bibliografia: Topo
 
Coney Hawkins (1998). Consumer behavior: Building marketing strategy. McGraw-
  Hill.
   
Dubois, Bernard; & Celma, Alex Rovira (1999). Comportamiento del consumidor:
  Comprendiendo al consumidor. S/L: Prentice Hall International Editions.
   
Hawkins, Del I.; & Best, Roger J.; & Coney, Kenneth A. (1994). Comportamiento
del consumidor: Repercussiones en la estrategia de marketing. E.U.A.: Addison-
  Wesley Iberoamericana.
   
Schiffman, L.; & Kanuk L. (1997). Consumer behavior: International edition. S/L:
  Prentice Hall International Editions.
 
Solomon, M. Bamossy G., Askegaard, S. (1999). Consumer behavior: A european
perspective. S/L: Prentice Hall International Editions.
 
Solomon, M. (1999). Consumer behavior. S/L: Prentice Hall International Editions.